Atendimento imediato
Estamos online
Telefones para Contato

Estudo mostra quantos Fundos Imobiliários são necessários para uma carteira "ideal"

Publicado na Sexta, 19 de janeiro de 2018, 17h52
Estudo mostra quantos Fundos Imobiliários são necessários para uma carteira

SÃO PAULO – Um estudo detalhado sobre o mercado de fundos imobiliários no Brasil descobriu que o fator realmente relevante para garantir boa dose de risco é a quantidade de ativos na carteira. Tendo isso em vista, os cálculos de especialistas mostram dois números de fundos que iniciam "estabilidade" no risco: entre 7 e 13 fundos - este seria, portanto, intervalo mínimo ideal para otimizar uma carteira: a escolha final depende do perfil do investidor. 

Para conversar sobre essa pesquisa, o programa Fundos Imobiliários da InfoMoney TV recebeu nesta sexta-feira (19) dois acadêmicos renomados na área: Prof. Dr. Ricardo Goulart Serra e Prof. Dr. Luiz Paulo Lopes Fávero, ambos da Universidade de São Paulo.

Apresentado pelo professor do InfoMoney Educação Arthur Vieira de Moraes, o programa analisará outros dois materiais acadêmicos. Um deles compara risco-retorno do IFIX com outros índices representativos do mercado acionário e o outro demonstra a importância dos fundos imobiliários como diversificação em uma carteira que também contenha ações.

No primeiro estudo, foi descoberto que o Índice de Fundos Imobiliários IFIX apresenta risco consideravelmente mais baixo que o Ibovespa e outros índices. Esmiuçando a análise, porém, nota-se também que o retorno acabou sendo mais modesto: quando a bolsa sobe, ela sobe mais que os fundos imobiliários. 

Já o segundo comprovou que o investidor em ações deve considerar a inclusão de FIIs em sua carteira para obter, além de risco reduzido intra-classe, também uma redução adicional de risco diversificável extra-classe (FIIs e ações, objeto de estudo deste artigo).

O programa vai ao ar ao vivo na InfoMoneyTV a partir das 15h45. Confira no player acima.

Quer investir em fundos imobiliários? Abra uma conta na XP.

Acompanhe as notícias do mercado Financeiro e Imobiliário