Atendimento imediato
Estamos online
Telefones para Contato

5 motivos para buscar casas à venda em Contagem (MG)

Publicado na Terça, 29 de novembro de 2016, 14h37
5 motivos para buscar casas à venda em Contagem (MG)

Essa, que é a 3ª maior cidade de Minas Gerais em número de habitantes, ocupa um lugar de destaque como região metropolitana do Estado. Um dos motivos é o parque industrial, responsável por boa parte de sua economia. É por isso e pelas qualidades do local que é crescente a procura por casas à venda em Contagem.

Outra característica bastante evidente é a divisão do município com relação às suas moradias: um lado conta com imóveis tradicionais e estritamente residenciais, ao passo que o outro tem crescido comercialmente e com a construção de modernas moradias verticais. Desde quando a cidade completou um século de existência, o setor imobiliário não parou de prosperar.

É dividida em oito sedes administrativas, sendo elas Eldorado, Industrial, Nacional, Petrolândia, Ressaca, Riacho, Sede e Vargem das Flores. São mais de 130 bairros, muitos considerados “novos”, com menos de 40 anos de surgimento. Todos dispõe não só de ótimas propriedades para compra, como da oferta de bons comércios e serviços.

Mas certamente, se você está na fase de pesquisar quais as melhores casas à venda atualmente em Contagem, também busca pelos pontos positivos que esse pedacinho de Minas tem a oferecer. Abaixo, listamos alguns para facilitar sua escolha:

1. Melhorias em infraestrutura

A cidade tem apresentado crescimento em diversos segmentos, dentre eles o trabalhista. Isto porque teve a chegada de novas indústrias e empresas, a expansão de comércios em geral, e a construção civil, com a implantação de novas edificações. Junto com ele, foram inevitáveis os investimentos em serviços básicos para a população.

Alguns bairros da região passam ou passaram há pouco tempo por mudanças positivas em sua estrutura, como é o caso de Petrolândia e Novo Riacho. Hoje, depois da chegada de mais pessoas e estabelecimentos comerciais, o primeiro obteve melhorias no transporte público, enquanto o segundo ganhou mais serviços, como bancos, agência dos Correios e mercados.

2. Belas atrações turísticas

Esse histórico do município mineiro não só transmite tradição, como diverte visitantes e moradores com seus vários pontos turísticos, passeios culturais e notáveis patrimônios ? sem contar as diferentes atrações sociais. Entre os programas mais conhecidos e praticados por quem conhece a cidade, estão:

  • Casa dos Cacos: Com a mistura de arquitetura e artesanato, demorou quase 30 anos para ser construída. Tombada no ano 2000, leva esse nome por ser 100% revestida por pedaços de vidro e cerâmica reaproveitados e que formam mosaicos que vão da calçada aos objetos decorativos e mobílias.
  • Centro Cultural Prefeito Francisco Firmo Mattos Filho: Fica no centro e é composto por três casarões construídos nos séculos XIX e XX. Restaurados em 1998, hoje abrigam salas para cursos de artes, teatro, galeria e espaço para eventos e oficinas. Além disso, em um deles  localiza-se a biblioteca pública da cidade.
  • Parque Gentil Diniz: Inaugurado há 25 anos, o bosque é patrimônio e tem 24 mil m² de área. Localizado no centro histórico, permite aos visitantes o contato com uma ampla vegetação de cerrado, árvores frutíferas, espécies típicas da fauna brasileira e um casarão colonial.

3. Proximidade com a capital

Contagem fica a menos de 40 minutos de Belo Horizonte, sendo integrante de sua região metropolitana. Aliás, o fato de estar tão próxima à capital foi o que garantiu ao município conquistar importância e independência econômica, dando o primeiro passo ao seu processo de urbanização, apesar de ainda manter um clima especialmente interiorano.

Ter BH como vizinha permite igualmente à cidade ter acesso rápido aos demais itens de lazer, serviços e até oportunidades de emprego, realidade que soa como interessante para quem está atrás de casas à venda por lá. Assim, ganha-se não só em comodidade, mas também com a valorização dos imóveis adquiridos.

4. Inúmeros tipos e estilos de casas à venda em Contagem

Não bastassem as vantagens propiciadas pela região, comprar uma residência em um de seus bairros é empreitada simples quando o assunto é a variedade de habitações disponíveis. São quase 9 mil propriedades distribuídas, principalmente, nos distritos de Xangri-lá, Alvorada, Europa, Cabral, Industrial, Arvoredo, Eldorado e Jardim Riacho das Pedras.

Os valores, estilos, metragens e quantidade de cômodos são bem diversificados. Há, por exemplo, casa com 38 m² a R$ 130 mil, assim como unidades modernas por R$ 1,8 milhões com 250 m² a 1.320 m², até cinco dormitórios, pé direito alto, espaços para churrasqueira e escritório, armários embutidos e, inclusive, suíte com banheira de hidromassagem.

5. Fácil acesso às principais rodovias do entorno

Por ser uma das principais áreas urbanas de Minas e dispor de um amplo aglomerado industrial, o município conta com um conjunto viário super planejado. Ou seja, foi projetado de forma a comportar o deslocamento intenso de veículos, seja de passeio ou transporte de cargas, o que é muito frequente nos arredores.

Tal estrutura inclui e permite acesso simplificado a três das principais rodovias do Brasil: a Fernão Dias (BR-381), que leva para São Paulo; a BR-262, que passa pelo Triângulo Mineiro, Vitória e chega até o Mato Grosso do Sul; e a BR-040, que leva a outros Estados, como Rio de Janeiro e Distrito Federal.

E então, o que você acha de Contagem? Diga para nós, nos comentários, por onde tem procurado casas à venda e qual seu bairro favorito!

Acompanhe as notícias do mercado Financeiro e Imobiliário