SÃO PAULO – Se você quer vender uma casa por um bom preço vai precisar convencer os possíveis compradores de que aquela é uma boa escolha. Para Jonathan e Drew Scott, apresentadores do reality show norte-americano Property Brothers, que no Brasil chama-se Irmãos à obra, as pessoas devem tomar cuidado ao reformar a casa, principalmente por conta de problemas na hora de vender.
“Existem algumas mudanças que você não deve fazer em uma casa”, escreveram os irmãos no livro “Dream Home: The Property Brothers' Ultimate Guide to Finding & Fixing Your Perfect House” – em português, “A Casa dos Sonhos: Os Guia do Property Brother’s para Achar e Arrumar sua casa perfeita”.
Confira algumas das reformas que eles não aconselham, segundo seleção do Business Insider:
1. Não sacrifique quartos pequenos para guardar coisas
Se você tem um quarto extra em sua casa e pensa em reformá-lo para, por exemplo, transformar em um depósito ou closet, pense duas vezes. “Em bairros familiares, uma casa com três quartos pequenos tem mais valor do que uma com dois quartos e um depósito ou closet”, escreveram os irmãos.
Por outro lado, se sua casa tem dois quartos de tamanho médio e nenhum maior, expandir algum deles é uma boa ideia.
2. Não se livre da banheira
Famílias que têm filhos pequenos normalmente gostam de uma casa que tenha banheira. “Você não precisa ter uma banheira na principal suíte da casa, mas mantenha a banheira no banheiro compartilhado ou no quarto da família”, disseram.
3. Não gaste muito dinheiro construindo um cinema customizado
Os irmãos alertam que muitos compradores podem gostar da ideia de ter um cinema em casa, mas nem todos estarão dispostos a pagar o valor que o cômodo normalmente acrescenta no preço. Além disso, acompanhar a evolução dos aparelhos de TV e sempre ter a melhor tecnologia em casa é um gasto ainda maior.
4. Não transforme sua garagem em outro quarto
Precisar de um quarto extra em sua casa não significa que você precisa modificar sua garagem para ter mais espaço. Em bairros onde a maioria das famílias tem um carro, os compradores querem ter uma garagem.
“Se sua casa for a única sem garagem, muitos compradores nem a olharão”, explicaram os gêmeos, acrescentando que fazer mudanças em sua varanda ou porão é melhor do que eliminar a garagem.
5. Não construa uma piscina
“Na maioria dos casos, uma piscina não acrescenta valor o suficiente a uma casa para cobrir os custos de construí-la”, escreveram.
Os custos de construir uma piscina são altos, mas não superam os custos de manutenção – e por isso muitos compradores consideram-na um incômodo. Por isso, a não ser que você more um uma região muito quente e utilize a piscina na maioria dos meses do ano, eles não aconselham a construção de uma se você pensa em revender o imóvel em breve.
6. Não construa cômodos muito específicos e que não possam ser modificados
Quartos e cômodos adicionados em uma casa podem parecer um bom investimento, mas de acordo com os irmãos, são um atrativo limitado. “A não ser que o mercado em que você está inserido possa sustentar esses tipos de luxo, eles simplesmente não valem a pena”, concluíram.
Acompanhe as notícias do mercado Financeiro e Imobiliário