SÃO PAULO – Uma nova casa que não emite nenhum gás causador do efeito estufa foi construída por pesquisadores da Universidade de Cardiff, no País de Gales, pelo mesmo custo de casas dos programas habitacionais do governo britânico. Segundo eles, a casa é capaz de exportar uma quantidade de energia maior do que a que consome para a rede.
De acordo com o BBC Brasil, a casa foi finalizada em apenas 16 semanas a um custo de mil libras por metro quadrado, aproximadamente R$ 5 mil.
Além do baixo custo, os criadores da casa afirmam que futuramente os donos do imóvel poderão, inclusive, ganhar dinheiro vendendo o excesso de energia da casa. No inverno, a casa terá que importar energia, mas o gasto será compensado pelas exportações feitas durante os meses de verão.
Para evitar a emissão de gases, a construção tem painéis fotovoltaicos de vidro na face sul do telhado, iluminando todo o espaço abaixo com luz natural. A luz solar é captada pelos painéis e, já como energia, armazenada em baterias para o aquecimento, ventilação, fornecimento de água quente, energia elétrica para os eletrodomésticos e luzes de LED.
Mesmo com a inovação, a casa ainda precisa ser testada por moradores. Caso aprovado, o projeto pode levar a uma reviravolta na política habitacional britânica e contrariam o que o ministro das Finanças inglês, George Osborne, comentou sobre as casas mais eficientes em energia – segundo ele, elas eram impossíveis e sairiam casa demais.
Acompanhe as notícias do mercado Financeiro e Imobiliário