Além da documentação, que deve ser analisada minuciosamente, é impreterível um olhar atento para fatores como mobilidade e lazer, que contam muito, principalmente, em uma venda futura, recordam especialistas.
Marcos Dei Santi, vice-presidente de Novos Negócios e Operações da Cemara, empresa que atua com o desenvolvimento de loteamentos abertos e fechados no interior de São Paulo, explica que os estudos de urbanismo são essenciais para o desenvolvimento de projetos eficientes e que atendam as expectativas do público.
“Eles dão subsídios para desenhar uma estrutura adequada e eficiente de moradia, por isso agregam valor a um empreendimento, seja para quem vai morar a vida toda no mesmo local ou simplesmente vender”, explica.
O executivo separou uma lista de 4 itens essenciais que devem ser analisados antes de fechar qualquer negócio nesse sentido. Confira:
Mobilidade
Locomoção é essencial. É preciso analisar a distância entre o terreno e os locais que fazem parte da rotina do morador, como escolas, hospitais e centros comerciais, e também o nível de dificuldade para se locomover por meio de transporte público ou privado. Além de tornar as atividades do dia a dia mais acessíveis, maiores serão as chances de valorização do imóvel no médio e longo prazo.
Cultura e lazer
As áreas de lazer, que já integram o local ou que podem vir a fazer parte do bairro onde o imóvel está localizado, parecem somente um detalhe na hora de escolher um terreno. Entretanto, devem ser analisadas com mais carinho pelo comprador, que deve levar em conta os planos futuros antes da aquisição. Na hora de ter filhos, muitas vezes, a família acaba tendo que se desfazer do imóvel pela falta de opções de lazer perto de casa, por exemplo. “Em alguns casos, a venda do imóvel acaba acontecendo sem planejamento, pela necessidade do momento”, comenta Dei Santi.
Documentos
Outro item fundamental que deve ser analisado pelo comprador é a documentação. É necessário fazer um levantamento minucioso da “papelada”. A análise começa pela verificação do registro do loteamento no cartório de imóveis da cidade. Também é necessário consultar o decreto de aprovação do terreno na prefeitura e a permissão do uso da área, entre outros documentos oficiais do loteamento.
Especificações técnicas
O comprador deve identificar o que pode ser construído no terreno, a partir da consulta a lei de zoneamento que é disponibilizada pela prefeitura. Há locais em que não é possível, por exemplo, construir uma área comercial junto à casa. Além disso, a compra não deve estar baseada somente na planta do imóvel, a orientação é ir ao local para identificar se o tipo de terreno é o mais adequado para a construção que pretende fazer.
Acompanhe as notícias do mercado Financeiro e Imobiliário